quarta-feira, 3 de novembro de 2010

JIGORO KANO - História e cronologia

Extraído do livro de Herbert Velte “Judo Fachwort Lexikon” Traduzidopor Mauro Sérgio Cazetto em 2001
Nasceu em MIKAGE perto de KOBE. Filho de JIROSAKU MARESHIBA KANO. Terceiro filho de uma família de três meninos e duas meninas. Com 17 anos iniciou o treinamento de JIU-JITSU (com o instrutor RYUJI KATAGIRI). Em 1882 fundou o próprio DOJO no templo EISHO-JI (templo de madeira, térreo, tradução literal “Escola coração de Salgueiro”), localizado em SHITAYA-KITA-INARO-SHO no distrito de TAITO-KU de Tóquio. 
(JIGORO KANO morou durante 3 anos na casa do conhecido conde japonês YAJIRO SHINAGAWA. Patrono de Jigoro Kano, Shinagawa era muito rico: possuía um terreno de 4000 metros quadrados, só a casa tinha 800 e era cheia de móveis e objetos de arte valiosíssimos. Jigoro Kano construiu neste terreno um DOJO de treinamento com 40 tatami. Em 1887 Shinagawa foi a Berlim como embaixador.)  
                O ano de 1882 viu nascer o JUDÔ, resultante da conjunção de vários sistema de JIU-JITSU e da introdução do seu fundamento filosófico. Fundação do KODOKAN.
                Já como estudante, Jigoro Kano tinha adquirido alguns conhecimentos do Jiu-Jitsu, que naqueles tempos não eram muito divulgados mas reservados mais aos velhos, célebres mestres da arte. Foi FUKUDO HACHINOSUKE, mestre de lutas no Instituto Imperial para as Artes Marciais, quem iniciou Jigoro Kano nos segredos do sistema TEM-SHIN-SHINYO, onde prevaleciam pancadas e golpes com as mãos e os pés, como também a aplicação de alavancagem e de torções dos membros do oponente. Mais tarde sob a orientação de celebre mestre JIKUBO KOHEI, o aluno Kano conheceu  o KITO-JIU-JITSU, cuja característica especial era uma técnica sofisticada de arremessos.
                O Dr. Baez, que lecionou, como professor de medicina alemã, de 1876 até 1892 na Universidade de Tóquio, apoiou Jigoro Kano no seu interesse pelo JIU-JITSU que, como meio excelente de educação física, foi finalmente incorporado no currículo da Universidade de Tóquio.
                O impulso final para isso tinha sido uma competição, organizada por intermédio do Dr. Baez, entre oficiais da policia da cidade de TSCHIBA  e alguns estudantes da Universidade, realizada nesta em 1890. (TOTSUKA era um velho instrutor de Jiu-jitsu dos policiais de TSCHIBA). Neste ano foi a grande decisão entre a escola de TOTSUKA de Jiu-jitsu e o KODOKAN. Treze alunos do KODOKAN ganharam vitórias nítidas e apenas dois empataram.
                Em 1891 Jigoro Kano casou com a filha mais velha do embaixador coreano SEISEI TAKEZOE; o nome dela era SUMAKO. Eles tiveram 9 filhos ( 6 meninas e 3 meninos ). Em 1911 tornou-se presidente da Associação Atlética do Japão e primeiro representante do Japão no Comitê Olímpico Internacional. Ministro da educação do Japão.
                O professor Jigoro Kano tinha sido inicialmente estudante de Ciências Políticas, também estudava História da literatura, Filosofia e Ética e Educação Física, chegou a ser docente numa universidade japonesa; em 1893 ele foi convocado para o Ministério da Educação japonês, em 1909 Presidente do Comitê Olímpico Internacional no Japão e em 1911 presidiu a Associação Atlética Japonesa.
                Jigoro Kano faleceu com 78 anos, em 04/05/1938 de uma pneumonia a bordo do navio HIKAWA-MARU, na volta de um congresso sobre esportes na Europa.

Fundamentos para a vida e o treinamento, estabelecido por JIGORO KANO.

Chikara-hittatsu – “ Os esforços sempre levam ao objetivo”.

Jita-kyoei – “ Felicidade (fama) alternante, mutua “.

Jundo-seisho – “ O ‘caminho’ certo leva ao objetivo”.

Seiki-ekisei – “ A educação própria deve favorecer também aos outros”.

Seiryoko-saizen-katsuyo – “O melhor uso da energia mental e física “.

Shin-shin-jizai – “Agilidade mental e física”.

Sojo-soei – “Ajudar-se mutuamente e ceder um ao outro”.
A cronologia de JIGORO KANO

1860            JIGORO KANO nasceu no dia 28 de outubro, terceiro filho de JIROSAKU MARESHIBA KANO, em MIKAGE (município de HYOGO).
1877            Começo dos estudos de jiu-jitsu na escola TENJIN-SHINYO, com o professor FUKUDA HACHINOSUKE.
1881            Conclusão dos estudos na Universidade de Tóquio. Começo dos estudos de Jiu-Jitsu na escola de KITO, prof. LIUKUBO TSUNETOSHI.
1882            Criação do JUDÔ-KODOKAN e instalação do primeiro DOJO nos terrenos do templo EISHOJI, em Tóquio, onde passou a ser instrutor.
1889            Kano viaja pela Europa, onde examina as possibilidades de ensinar Judô.
1890            Renuncia ao cargo de professor da GAKUSHUIN e passa a Conselheiro do ministério da Educação. Diretor da “Quinta Escola Secundária Nacional” em KUMAMOTO.
1893            Passa seguidamente aos cargos de chefe do Departamento Bibliotecário do Ministério da Educação, Diretor da “Primeira escola Secundária Nacional” e Diretor da Universidade Pedagógica de Tóquio (PH).
Mudança do KODOKAN para SHIMOTOMISAKASHO.
1897            Demite-se da direção da PH, reconvocado novamente em outubro.
1898            Renuncia novamente e assume a chefia do Departamento Geral de Assuntos Escolares do Ministério da Educação.
1901            Kano tem 42 anos. Novamente convocado para a direção da PH.
1902            Instala uma escola para intercâmbio de estudantes da China.
1909            Reconhecimento oficial do KODOKAN. Kano torna-se membro do Comitê Olímpico Internacional.
1910            Instalação de um Departamento de Instrução para professores de JUDÔ no KODOKAN. Kano funda a Associação Atlética do Japão, sendo seu primeiro presidente.
1911            Visita aos V jogos Olímpicos em Estocolmo, os primeiros com participação do Japão.
1920            Renuncia ao cargo na PH. Visita os VII Jogos Olímpicos em Antuérpia.
1922            Renuncia ao cargo de Presidente da Associação Atlética, cujo presidente de honra ele passa a ser.
 Funda a Associação dos Portadores de DAN.
1923            É nomeado Professor Aposentado da PH.
1928            Visita aos IX Jogos Olímpicos em Amsterdã.
1929            São realizados os primeiros Campeonatos Japoneses de JUDÔ.
1932            Visita aos X Jogos Olímpicos em Los Angeles. Fundação de um Instituto de Medicina no KODOKAN.
1933            Visita à Europa, para oferecer Tóquio como local para os XII Jogos Olímpicos.
1934            Mudança do KODOKAN para o bairro de Tóquio, SUIDOBASHI.
Visita à Assembléia do Comitê Olímpico Internacional.
1935            Visita aos XI Jogos Olímpicos em Berlim.
1938            Falece em 4 de Maio, a bordo do SS “HIKAWA-MARU”, de uma pneumonia. Ele estava, naquela ocasião no caminho  de volta do Cairo, onde o COI ( Comitê Olímpico Internacional ) tinha aprovado a realização dos XII Jogos Olímpicos em Tóquio.
 
Outros fatos e acontecimentos importantes

·         Conclusão da nova sede do KODOKAN em BUNKYOKU, Tóquio em 1958.

·         filho de Jigoro Kano RISEI KANO, foi durante muitos anos presidente da Federação Internacional de Judô e do Colégio KODOKAN.

·         Os mestres de 10º grau do KODOKAN até 1964, foram (entre outros):
Yamashita, Yoshiaki
Isogai, Hajime
Nagaoka, Shuichi
Mifune, Kyuzo
Lizuka, Kunizaburo
Sato, Kaichiro
Tabata, Shotaro
Samura, Kaichiro (1880 – 1964)
Nagaoka, Hidekazu (1876 – 1952)
Tomita, Tsunejiro
Nango, Jiro
·         Yamashita, Yoshikazu: Primeiro a alcançar o 10º grau (DAN) no KODOKAN: nasceu em 1865 e faleceu em 26/02/1935. Tinha 1, 62 m de altura e pesava 68 Kg. Era filho de um mestre japonês de esgrima. Tornou-se amigo nos estudos de Jigoro Kano. Suas técnicas especiais eram IPPON SEOI NAGUE, SASSAE TSURIKOMI ASHI E TANI OTOSHI. Com as suas vitórias, usando essas técnicas, ele contribuiu de maneira decisiva para a superioridade do JUDÔ sobre o antigo JIU-JITSU por ocasião das lutas eliminatórias da época.
               Ele desejava participar em 10.000 RANDORI (lutas de treinamento) por ano, mas não havia o número necessário de parceiros para isso. Um ano ele conseguiu fazer 9.620 RANDORI.
               Sua citação: “A perseverança vale mais que o talento”. Com este principio ele alcançou , com arremessos pelo lado esquerdo e pelo lado direito, a “divina técnica: KAMI-WAZA”.
               Em 1908, Yamashita teve um encontro com o então presidente dos Estados Unidos da América, Roosevelt; nesta ocasião ele demonstrou sua habilidade no JUDÔ.
              
·         Pensamento de Jigoro Kano: “ Os homens são rivais na competição, porém unidos e amigos através do seu ideal na prática do seu esporte e mais ainda no dia-a-dia.”
·         Alunos prediletos de Jigoro Kano: SATO, ISOGAI, NAGAOKA, YAMASHITA, e YOKOYAMA.
·         JU idêntico a JIU.
·         BUDOKAN : Ginásio para treinamento e apresentações, com capacidade para 15.000 espectadores, onde são apresentadas todas as antigas artes marciais e esportes japoneses; erguido em 1964, em parte como local para as competições de Judô dos jogos olímpicos. Um dos fundadores foi SHIGEYOSHI MATSUMAE(Em uma apresentação publica em Berlim foi o parceiro de Jigoro Kano, na época Matsumae era 5º DAN, Matsumae foi também presidente da Federação Internacional de Judô). O Budokan está localizado na parte noroeste do parque CHIYODA, em Tóquio, entre o Palácio Imperial (ao sul) e o monumento YASUKUNI (a noroeste) no terreno do Kita-no-maru. O ginásio serve, entre outras finalidades, para o desenvolvimento físico e espiritual da juventude japonesa. As primeiras apresentações, de 15 a 22/10/1964, foram KYUDO, KENDO, SUMO e JUDÔ. Tamanho total 10.345 m2 . Há acomodação, para os lutadores, para os juizes, sala de imprensa, chuveiros, saunas, administração, etc.

4 comentários:

  1. Muito bom a história. Gostei muito. Também fiz e escrevi algumas coisas sobre ele. Se vc quiser visite. O meu blog.
    http://judojc.blogspot.com.br/2016/05/jigoro-kano-historicofundamentos-e.html?m=1
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo
      Ficou muito bom. Sugiro que você crie outros marcadores englobando os assuntos para facilitar ao leitor encontrar os assuntos. Um abraço

      Excluir
  2. Gostaria de colocar o seu blog como link no meu. Se vc gostar do meu blog. Pode adicionar nos seu blog também. Obrigado.
    http://judojc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ricardo
    Desculpe, acabei pensando que tinha processado as sua mensagens. Já coloquei o link do seu blog no menu de sites interessantes. Um abraço

    ResponderExcluir

Muito Obrigado por sua visita e seu comentário.
Logo seu comentário estará publicado.
Volte sempre e se gostou compartilhe o Blog com seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.